Esta proposta parte das experimentações com artes vivenciadas nas disciplinas de dois cursos de graduação: 1) Construção de Contextos Educativos, grado de maestrosda Universidade de Lleida, CAT, Espanha; 2) Seminário e Atelier, Arte para não artistas: experimentações pedagógicas, licenciaturas de Pedagogia e Letras da Univates, Lajeado, RS, Brasil. Em ambas as disciplinas buscou-se problematizar a ínfima existênciade processos criadores na formação de professores e a ideia tecnicista de arte, a qual evidencia uma compreensão limitada da noção de formação docente criadora (Martins, 2014; Loponte, 2017; Ostetto & Silva, 2018). Durante essas formações objetivou-se explorar de que forma o processo de comporcolaborativamente um arquivo-acervo estético-artístico pode contribuir para uma formação inicial de professores mais criadora. Auxiliou-nos os pressupostos teóricos da noção de arquivo do Foucault (2008) e os aportes de formação inicial de professores como complexa configuração das formas de funcionamento do subjetivo e de maneira de se relacionar consigo mesmo e com o mundo. (Farina, 2008; Dalla Zen, 2017). A proposta de acervo, na Espanha e no Brasil, foi construída a partir das seguintes questões: como propiciar experiências estéticas num ensinar e aprender que se quer criador? Assim, pensamos que uma maior imersão, contato assíduo e contaminação, em meio às diferentes linguagens estético-artísticas, poderia redundar num olhar sensível, mais estético e poético, numa formação inicial criadora?
Esta propuesta se aproxima a las disciplinas impartidas en los cursos de graduación: 1) Construcción de Contextos Educativos, de la Universidad de Lleida, CAT, España; y, 2) Seminario y Taller, Arte para no artistas: experimentaciones pedagógicas, de las licenciaturas en Pedagogía y Letras de Univates, Lajeado, RS, Brasil. En ambas materias se buscó problematizar la ínfima existencia de procesos creativos en la formación docente, y la idea tecnicista del arte,que evidencia una limitada comprensión de la noción de formación docente creativa (MARTINS, 2014; LOPONTE, 2017). El objetivo durante estas formaciones fue explorar cómo el proceso colaborativo de construcción de un acervo estético puede contribuir a una formación inicial de docentes más creadora. Tomamos los presupuestos teóricos de archivo de Foucault (2008), y la formación inicial docente como compleja configuración de las formas de funcionamiento de lo subjetivo y modos de relacionarse consigo mismo y con el mundo. (Farina, 2008; Dalla Zen, 2017). La construcción del acervo, en España y Brasil, se construyó a partir de la siguiente pregunta: ¿ cómo brindar experiencias estéticas en una enseñanza y aprendizaje que quiere ser creativa? Así, pensamos que una mayor inmersión, un contacto asiduo y una contaminación estética, el contacto e interacción con diferentes expresiones artísticas trabajadas en clase, puede dar como resultado una mirada sensible, más estética y poética, en una formación inicial creadora