A partir de la Historia de las Intelectuales y del método prosopográfico, presentamos un estudio sobre la trayectoria de siete profesoras: Dulcie Kanitz Vicente Vianna, Leonilda Scarpelli Montandon, Letícia Chaves Campos, Marieta Leite, Maria Luíza de Almeida Cunha, Ondina Amaral Brandão y Zembla Soares Pinheiro Chagas, quienes estuvieron al frente de la editorial de la Revista Educando, una publicación de orientación técnico-pedagógica publicada entre 1940 y 1945 por la Associação de Professores Primários de Minas Gerais, entidad fundada en 1931 con el objetivo de promover la formación moral, intelectual y la cultura pedagógica delas profesoras primarias de Minas Gerais. El recorte, 1927 a 1945, se refiere al período en que se mudaron a Belo Horizonte, construyendo sus redes de sociabilidad y dedicándose a la difusión de los Métodos Activos propagados por las reformas educacionales de Minas Gerais de las primeras décadas del siglo XX. La actuación profesional e intelectual de estas mujeres permite reconocerlas como intelectuales mediadoras en el campo de la Educación brasileña
À luz da História das Intelectuais e do método prosopográfico, apresentamosum estudo sobre a trajetória de sete professoras-Dulcie Kanitz Vicente Vianna, Leonilda Scarpelli Montandon, Letícia Chaves Campos, Marieta Leite, Maria Luíza de Almeida Cunha, Ondina Amaral Brandão e Zembla Soares Pinheiro Chagas-que estiveram à frente daeditoria da Revista Educando,impresso de orientação técnico-pedagógica publicado entre 1940 e 1945pelaAssociação de Professores Primários de Minas Gerais, entidade fundada em 1931 comoobjetivo de promover a formaçãomoral, intelectual ea cultura pedagógicadas professoras primáriasmineiras. O recorte, 1927 a 1945, se refere ao ínterim em que elas se mudaram para Belo Horizonte,construindosuas redes de sociabilidades e se dedicando à difusão dos Métodos Ativos propagados pelasreformas educacionais mineirasdas primeiras décadas do século XX.A atuação profissional e intelectual dessas mulheres permitereconhecê-las como intelectuais mediadoras do campo da Educação brasileira.