A partir de la investigación de una solicitud colectiva fechada en octubre de 1878, en la que 19 miembros de una Hermandad Negra en Brasil pedían a las autoridades públicas la apertura y el subsidio de una escuela, este artículo analiza el proyecto educativo desarrollado por dicha hermandad. También se investigan otras formas de sociabilidad y solidaridad –devocional, espiritual y mutualista –que implicaron algún tipo de aprendizaje, intercambio y/o transmisión de conocimientos, saberes y creencias. El objetivo es comprender la polisemia de los significados sociales de la educación, con el fin de evidenciar la diversidad de prácticas educativas presentes en las hermandades negras en Brasil durante la segunda mitad del siglo XIX
A partir da investigação de um abaixo-assinado datado de outubro de 1878, no qual 19 confrades da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará, em Minas Gerais, solicitavam à Inspetoria Geral da Instrução Pública da província a abertura e a subvenção de uma “aula de primeiras letras” organizada pela confraria, este artigo analisa os processos e práticas educativas envolvidos na constituição desse projeto político-educativo. Investiga-se, também, outras formas de sociabilidade e solidariedade –devocional, espiritual e mutualista –que implicaram algum tipo de aprendizado, troca e/ou transmissão de conhecimentos, saberes e crenças. O objetivo foi compreender a polissemia dos significados sociais da educação e da experiência do educar-se, a fim de evidenciar a diversidade de práticas educativas presentes no associativismo confrarial em Minas Gerais, na segunda metade do século XIX