En este artículo se busca comprender las acciones pedagógicas de Piper de Lacerda Borges y Eny Caldeira a favor de la circulación delmétodo Montessori enBrasil desde fines de la década de 1940. Se entende que los modelos pedagógicos se construyen enépocas específicas y lugares, circulan através de diferentes mediadores y soportes y endiferentes escalas, además de ser apropriados en los sistemas educativos. Las fuentes utilizadas son textos escritos publicados em revistasy periódicos educativos. Piper y Eny tenían uninterés común por el método Montessori, pero lo utilizaron de una manera específica: la primera se apropió del método Montessori a la luz de la Teosofía y del campo del Servicio Social, donde ella trabajó como profesora, y la outra en el campo pedagógico.
Neste artigo busca-secompreender as ações pedagógicas de Piper de Lacerda Borges e Eny Caldeira em prol da circulação do método Montessori no Brasil a partir do final dos anos 1940. Para tanto, concebe-se que os modelos pedagógicos são construídos em tempos e locais específicos, circulam por meio de diferentes mediadores e suportes e em diversas escalas, bem como são apropriados nos sistemas educativos. As fontes utilizadas são formadas por textos escritos publicados em periódicos educacionais e jornais. Piper e Eny tinham em comum o interesse pelo método Montessori, mas o usavam de modo específico: a primeira apropriou-se do método montessoriano à luz da Teosofia e do campo Serviço Social, onde atuava como docente, e a outra no campo pedagógico